sexta-feira, abril 4

escurinho bom

Eu ando com muita vontade de voltar aos bons tempos de laboratório. Sinto muita, mas muita falta mesmo. Acho que o laboratório PB é a base de toda a fotografia: a base do estudo da luz, a relação entre o claro e o escuro; a base da composição: não precisa se preocupar com outras cores, somente uma escala: a de tons de cinza; a centralização do espírito do fotógrafo: a introspecção que só a luz ambar (ou vermelha), o cheiro de fixador, os 3 minutos de revelação do FB e o barulho de água correndo podem levar.

Aqui em casa, eu tenho um quarto-de-empregada bem descente e eu posso muito bem transformá-lo num laboratório muito do bom. E acho que esse é o meu próximo desafio aqui no apartamente novo.

Ouvi dizer, outro dia, que o SENAC diminuiu drásticamente (se não extinguiu de vez) as aulas de laboratório, porque os alunos preferem ir direto para o digital, e eles não vão comprar uma câmera de filme só para aprender a revelar e ampliar.... dããã!!! Então eles resolveram não aprender fotografia, é isso!!! Não entendo como uma faculdade se propõe ensinar uma profissão sem passar pelo básico!!!

Nenhum comentário: