segunda-feira, fevereiro 14

Acho que eu já fiz aniversário e nem percebi

Ontem na hora do almoço, minha tia fez a famosa pergunta: o que vocês estão lendo???Cada um falou do seu livro, do que acabou de ler e um pouco da história do atual. Comentamos os livors que ela trouxe (como o filho dela tem um editora de livros, toda vez que ela vem aqui ela traz um ou dois livros). Aí eu comentei que estava lendo um livro delicioso, e que isso é um problema muito grande, pois eu acabo devorando em muito pouco tempo.
Depois do almoço, eu fui com a minha mãe, à pé, até a FNAC para comprar um livro que eu já queria há algum tempo: Afrodite, da Isabel Allende. E na volta fiquei falando para ela de como os livros sempre foram importantes para mim. Eu lembro que na época da escola eu adorava o dia que minha mãe ligava na Livraria Cultura (sempre fomos clientes especiais lá, até a hora que virou uma grande empresa e não existem mais clientes especiais). E depois de algumas horas, os livros estavam todos em casa. Adoro cheiro de livro novo, cheiro de livro antigo. Gosto de ler livros dos outros, principalmente se tiver alguma anotação feita na borda da página.
Antes de dormir, deixei um pouco de lado os dois exelentes romances que eu estou lendo (O Último Suspiro do Mouro e O Baile da Vitória) para começar a ler o Afrodite. Uma delícia de livro, desses que todas as mulheres deveriam ler, e depois seus homens deveriam folhear e ler pedacinhos. O livro tem 2 pedaços, o primeiro é meio romance, meio conversa de amigas, o segundo receitas afrodisícas..... se elas funcionam mesmo??? Não sei! Mas acho extremamente sedutor cozinhar para o homem amado. Qualquer coisa, nem que seja um queijo-quente. Eu sou uma exímia pilota-de-fogão, e já encantei homens com esse gesto.
Enquanto eu lia o livro, lembrei muito da minha amiga Lucélia (que está em Londres). Outra cozinheira de mão cheia, talento indiscutível e um charme indescritível. A Lú é uma dessas amigas que até assusta de tão bonita e charmosa..... mas é uma das pessoas mais doces que eu já conheci. Quando ela cozinha, parece que está fazndo mesmo uma poção mágica, afrodisíaca, tamanho o respeito que ela tem pelo fogão (eu já sou mais do estilo show-woman da cozinha). Saudades das nossas conversas, de assistir Sex and the City juntas, de se jogar na rede em Uba.....
Mas o que eu queria falar é do problema dos ótimos livros.... porque livors bons são bons, a gente vai lendo e, ok. Mas um livro ótimo é um problema sério.... pois você fica vidrado na história e acaba o livro em poucos dias. E aí aquele prazer imenso acaba e fica o vazio. E enhum outro livro fica muito à altura...... Por isso que ontem eu fui correndo comprar o livro, para dar um breque nos outros e não ficar orfã tão rápido.

Nenhum comentário: